EDITORIAS:

segunda-feira, 1 de junho de 2015

GAÚCHA FICA EM 1º NO IRON MAN FLORIANÓPOLIS

Redação e Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens




A gaúcha Ariane Monticeli garantiu a bandeira brasileira no pódio da maior competição de triatlo do mundo. Terceira colocada em 2014, a brasileira se superou nos últimos três quilômetros de prova e ultrapassou a americana Amanda Stevens, fechando o circuito com 8h59min8s. O grande campeão da elite masculina foi o belga Marino Vanhoenacker, que bateu o recorde da prova, que que era de 8h01min23s, fechando com 7h53min43s. Depois de algumas polêmicas envolvendo a mudança de local do evento, a organização confirmou que a 16ª edição do Ironman Brasil está confirmada em Florianópolis. Cerca de dois mil competidores de 36 países participaram da prova, que reuniu 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, com tempo limite de 17h. Foram 77 triatletas da elite mundia O Brasil competiu com 12 no Masculino e três no feminino. O melhor brasileiro no Masculino ficou em 4º lugar e neste caso com queda de rendimento pois foi o campeão em 2014.


A euforia da gaúcha Ariane Monticeli ao cruzar a linha de chegada foi o retrato do que aconteceu ao longo da prova do Ironman em Florianópolis. Com uma explosão nos minutos finais do último trecho, ela ultrapassou a norte-americana Amanda Stevens e literalmente correu para garantir o pódio verde e amarelo.

Ariane surpreendeu ao arrancar nos 10 km finais de corrida e vencer a prova com 8h59min8seg. Em todos os 3,8km de natação e 180km de ciclismo a americana Haley Chura liderou sem dificuldades. Mas logo no início da corrida, a triatleta perdeu o ritmo e despencou para a quinta colocação. A também americana Amanda Stevens assumiu a ponta, mas não foi páreo para Ariane, e ainda terminou em terceiro. Elisabeth Lyles fisgou a segunda posição também no fim da prova, marcando 9h31seg. “Na verdade, eu não esperava ganhar não, eu treinei fiz tudo direitinho e consegui o resultado”, declarou Ariane após a chegada. Após alguns momentos e mais calma falou "A prova só termina na linha de chegada. Em momento algum achei que estava com a vitória garantida, mas quando faltava 3, 2 quilômetros vi a galera enlouquecendo e não tinha como não começar a vibrar. Sabia que tinha aberto uns 50 segundos de diferença, então respirei um pouco mais aliviada".


Ariane Monticeli foi a sexta colocada e melhor brasileira no Ironman Brasil 2013, prova disputada no último domingo (26). Muito emocionada na chegada, ela lembra que o suporte do público fez toda a diferença para que ela superasse todas as dificuldades e seguisse em frente rumo à linha de chegada. "Senti muita dor no joelho quando saí para correr e não tive um minuto de alívio. Tinha muita gente gritando ao longo de todo o percurso. Passei uma chilena que havia me ultrapassado e, quando me disseram que tinha outra menina a 200 metros, apertei ainda mais o passo", conta Ariane. Ainda segundo a triatleta, alguns amigos que a encontraram nos quilômetros finais começaram a incentivá-la. "Não acreditei que estava sprintando no Iron! O Marcus Ornelas quase me matou de tanto que me fez correr", brinca.

Ela assume que não é uma boa nadadora, mas dessa vez ficou contente de ter feito uma ótima natação, inclusive tendo saído da água junto com a campeã, Amanda Stevens. "Por incrível que pareça fiz uma boa natação e saí na frente de várias meninas", conta. "Eu não pedalei tudo o que podia, mesmo tendo treinado muito. Quando saí pra correr vomitei demais, talvez por algo que comi ou por ter engolido muita água do mar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário