EDITORIAS:

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

GRÊMIO PODE SER PUNIDO POR RACISMO CONTRA O GOLEIRO ARANHA

Redação: Tiago Dias / Produção: @rsesporte_com / Fotos: Google Imagens / Vídeo: YouTube



As injúrias raciais proferidas por um grupo de torcedores do Grêmio ao goleiro Aranha, do Santos, no jogo desta quinta-feira pela Copa do Brasil, podem causar sérios prejuízos ao time gaúcho, mesmo que o árbitro Wilton Pereira Sampaio não tenha relatado o incidente na súmula divulgada no site da CBF. 

O clube, que já foi multado em R$ 80 mil neste ano, por ofensas dirigidas pela torcida ao zagueiro Paulão, do Inter, na decisão do Gauchão. Os insultos raciais de um grupo de torcedores, feitos ao goleiro do Santos Aranha, nessa quinta feira contra o Grêmio na Arena, pode causar problemas sérios para o Tricolor, mesmo que nada tenha sido colocado em sumula pelo Arbitro Wilton Pereira Sampaio, corre ainda riscos de punições.

Clube pode sofrer outra multa, perder mandos de campo ou até ser excluído da competição pelo STJD.

Caso haja a denuncia, Grêmio seria denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Logo após ouvir os insultos vindo da torcida, o goleiro Aranha reagiu de forma veemente e se dirigiu ao Arbitro informando o que tinha ocorrido, o jogou ficou alguns minutos parado por conta disso, informando os insultos que ouvia e que torcedores imitavam macaco. Logo após o final da partida, Aranha mostrou em entrevista toda sua irritação, lembrando também de outro jogo ocorrido na Arena.

- Da outra vez que viemos jogar aqui pela Copa do Brasil (no ano passado) tinha campanha contra racismo acontecendo. Não é à toa. Sei que torcida pegar no pé é normal, mas começaram a me chamar de "preto fedido", a gritar "cambada de preto". Fiquei nervoso, mas me segurei. Mas aí começou coro de macaco, eles imitando. Fizeram rapidinho, para não dar tempo de filmar. Fico nervoso com essas coisas - afirmou.

— Fiquei bem nervoso. Com o perdão da palavra, fiquei puto. Isso dói. Não é possível. Me chamaram de preto, de macaco. Bati no braço e disse que sou preto mesmo, se eles consideram isso como ofensa. Todo mundo que vem jogar aqui sabe que tem uns "artistas". Não são todos, mas acontece. O importante é eu vir aqui e falar, para que todos fiquem espertos — desabafou Aranha.

Alberto Franco, procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva do RS, informou que o caso terá desdobramentos, tanto para o clube quanto a torcedora identificada em imagens da transmissão feita pela ESPN. Logo apenas a exibição da imagem, a repercussão nas redes sociais foi gigantesca, a qual foram localizados perfis dela e muitas pessoas passaram a ofende-la pelo ato registrado, circulam imagens tanto dessa torcedora gritando macaco, quando um outro grupo imitando, gritando "uh uh uh" para o goleiro.

— Existem três esferas. A administrativa, que é o Grêmio excluí-la do quadro social; a desportiva, que será julgada pelo STJD, e também a criminal, onde a torcedora responderá, caso identificada — explica Franco.

Assessor de Futebol do Grêmio, afirmou que o clube não medirá esforços para identificar e punir os torcedores envolvidos no caso.

— O Grêmio não é uma instituição racista. Foi um ato individual, a Arena tem as condições de identificar este torcedor. O Grêmio tomará as medidas cabíveis previstas pela lei — garante Marcos Chitolina.

A Arena do Grêmio possui 240 câmeras, 25 dessas geram imagens em Alta Definição, imagens que já foram solicitadas pela Brigada Militar à Arena Porto Alegrense, empresa que faz a gestão do estádio. Como todas as imagens ficam armazenadas em um servidor, pode ser disponibilizado ao Grêmio, Ministério Publico e a Policia, para auxilio nas investigações.

O Grêmio soltou uma nota oficial, no inicio dessa sexta feira, repudiando os atos e prometendo todas as medidas contra os agressores.
Leia nota na integra:

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lamenta e repudia o ato de racismo ocorrido na noite desta quinta-feira, durante partida realizada pela Copa do Brasil, na Arena do Grêmio. O Clube se solidariza com o atleta Aranha e com seu clube, Santos, ressaltando que atos como esse são fruto de atitudes individuais e isoladas, que em nada representam a grandiosidade e o respeito da torcida gremista. 

Informamos que o Departamento Jurídico do Clube, em conjunto com a administração da Arena, já está tomando todas as medidas possíveis para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e para que os materiais disponíveis sejam enviados às autoridades policiais, a fim de tomarem as providências cabíveis no âmbito criminal.

No que se refere às ações administrativas, caso os responsáveis identificados sejam sócios do clube, estes serão imediatamente suspensos do Quadro Social e proibidos de ingressar no estádio.


Reiteramos que o Grêmio tem sido um incentivador de iniciativas que visam coibir esse tipo de crime e que continuará alerta e atuante na luta contra a discriminação racial.”

Veja imagens do ocorrido:

Nenhum comentário:

Postar um comentário